Entretenimento

Entretenimento

Casos de chikungunya aumentam em quase 70% no Piauí

De acordo com especialista, o sistema imunológico dos piauienses ainda não tem apresentado mecanismos eficazes de defesa contra o vírus

Comentários ()
Foto de Jota Junior
09:06

O mosquito Aedes Aegypti continua a ser motivo de preocupação no Piauí. A redução em 20% nos casos de dengue durante os primeiros seis meses de 2017 contrastam com o aumento de quase 70% em registros de chikungunya, doença que também é transmitida pelo inseto. Para especialistas, o motivo dessa disparidade é o próprio sistema imunológico dos habitantes da região.

Um claro exemplo é o Parque Rodoviário, na Zona Sul de Teresina, onde a maioria dos moradores sofreu com a dengue há dois anos, mas nos últimos meses a doença praticamente sumiu. A dona de casa Socorro Sousa disse ao Bom Dia Piauí que contraiu dengue duas vezes e não gosta de lembrar as dores do período em que esteve enferma. "Sentia febre, dor de cabeça e dor até nos olhos", destacou.

A redução de cenários de dengue como o de Socorro não é particularidade de Teresina, já que as autoridades de saúde apontam estatísticas que refletem a mesma diminuição a nível estadual. O que tem causado preocupação é o aumento do número de pessoas afetadas pela chikungunya. Nos primeiros seis meses de 2017 foram registrados 2.970 casos de chikungunya no Piauí, sendo que durante o mesmo período, no ano passado, os atendimentos somaram 1.776 ocorrências.

 

Comparação dos casos de chikungunya no Piauí nos primeiros seis meses de 2016 e 2017 (Foto: Bom Dia Piauí)

Para o médico infectologista Kelson Veras, as repetidas transmissões de dengue resultaram no desenvolvimento de defesas mais eficazes no corpo dos piauienses. "A chikungunya é uma doença que chegou há pouco tempo no Brasil e pegou a população completamente desprotegida contra esse vírus, que encontrou um ambiente propício para disseminar pela ausência de defesa em grande parte da população brasileira", disse Kelson Veras.

Segundo a agente de saúde Ertima Moraes, é feita anualmente uma ação do sistema de saúde com o grupo de Zoonoses e os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) para intensificar a prevenção contra o mosquito transmissor da chikungunya, zyka e dengue. "Essa ação é importante porque nesse período que para de chover, os mosquitos se manifestam em maior quantidade", declarou.


Entretenimento

Barraqueiros se reunem para falar sobre a Pirifolia 2017

A pirifolia 2017 vai acontecer nos dias 13, 14, 15 e 16 de julho na avenida deputado Raimundo Holanda.

Comentários ()
Foto de Jota Junior
20:00

W1siziisijiwmtcvmdyvmjivmmp1cwc5c3y2ov8xotm5otuyov8xmtk3mje0otg3mdc0mzaxxzc4nty1nta2mzawndq3mtm5nf9ulmpwzyjdlfsiccisimvuy29kzsisimpwzyisii1xdwfsaxr5idgwil0swyjwiiwidgh1bwiilci3mjb4ndawxhuwmdnlil1d?sha=81d6c543aec10582

Os barraqueiros de Piripiri estiveram na manhã desta quinta feira(22), reunidos com a equipe da SEJUCE.  O assunto em pauta foi a Pirifoilia, deste ano, que promete ser uma das maiores. Na oportunidade. o secretário Ducival Araújo falou das estratégias que serão montadas no que se refere a organização e o funcionamento das barracas. O responsável pela distribuição das bebidas, o senhor Machado, também falou dos procedimentos que as pessoas devem fazer ao colocarem suas barracas. A pirifolia 2017 vai acontecer nos dias 13, 14, 15 e 16 de julho na avenida deputado  Raimundo Holanda.

 


Foto de Jota Junior
20:33

W1siziisijiwmtcvmduvmjuvnws5oxvwcxjpy19vywjfdgvyzxnpbmffanbnxzc1nngznzlfctg1x2jvef8wxzy1xzgwmf80njzfy3jvcc5qcgcixsxbinailcjlbmnvzguilcjqcgcilcitcxvhbgl0esa4mcjdlfsiccisinrodw1iiiwinziwedqwmfx1mdazzsjdxq?sha=b2c737e3b2d12c17

A legalização do porte de armas para os advogados foi aprovada por 89,76% dos profissionais piauienses em pesquisa feita pela OAB-PI, por meio do sistema Gestão Participativa de 06 de março a 14 de abril de 2017. Foram ouvidas as opiniões de 557 advogados que acessaram o sistema e manifestaram-se contra ou a favor do Projeto de Lei 704/15, do deputado Ronaldo Benedet (PMDB-SC), que está em tramitação na Câmara Federal e visa conceder aos advogados o direito ao uso e porte de armas de fogo. Para debater sobre o assunto, a OAB-PI promoveu nesta quinta-feira, 25, uma audiência pública que reuniu representantes da Instituição, advogados, estudantes de Direito e sociedade civil. Organizador do evento, o conselheiro federal da Ordem Celso Barros Neto explica que, atualmente, apenas juízes e promotores possuem esse direito e, caso seja aprovado o Projeto de Lei, será conferida essa nova prerrogativa também para os advogados. A proposta de porte de armas visa à defesa pessoal do advogado, condicionado a requisitos do Estatuto do Desarmamento – comprovação de capacidade técnica e de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo, atestadas na forma disposta em regulamento. “O uso e porte de armas não seria dado indiscrimidamente aos advogados.

Eles teriam que se submeter ao rígido controle de aptidão técnica, ou seja, de cursos de formação e cursos de tiro, apresentar certidões negativas de antecedentes criminais e laudo de aptidão psicológica. Esses seriam os requisitos para que os advogados pudessem auferir esse direito. Ou seja, caso o projeto de lei seja aprovado, não serão todos os advogados que farão uso da arma de fogo, apenas aqueles que se submeterem àquelas regras e forem realmente aprovados nos cursos técnicos”, comenta Celso Neto. Segundo o conselheiro, em muitas situações o advogado se vê em perigo durante sua atuação profissional, a exemplo dos que atuam na área criminal ou em áreas de conflito em várias frentes. “Existem situações do exercício da profissão que colocam o advogado numa situação de risco. Para prevenir isso, o advogado com o porte de armas teria condições de se defender, assim como o juiz e o promotor, que, às vezes, também têm situações de risco no exercício da profissão”, frisa.

Participaram do debate o vice-presidente da OAB-PI, Lucas Villa; o conselheiro federal da OAB Celso Barros Neto; os conselheiros seccionais Milton Gustavo e Ana Carolina Magalhães; o advogado e professor da UFPI Nestor Ximenes; o advogado Maicon Marques; e Lívia Veríssimo, secretária do Conselho Estadual do Jovem Advogado também integraram a audiência. - See more at: http://piauihoje.com/noticias/8976-dos-advogados-piauienses-sao-a-favor-do-porte-de-armas-para-a-classe/#sthash.0laz8V5y.dpuf


Foto de Jota Junior
Fonte: Minha Vida
21:39

Uma pesquisa da Universidade de Greenwich, em Londres, e publicada no periódico científico Journal of Pain afirma que o álcool presente em duas canecas de cerveja é mais eficaz contra dor e desconforto do que o paracetamol. Segundo a pesquisa, a quantidade de cerveja seria capaz de aumentar a resistência à dor, apresentando mais eficácia do que a substância analgésica. As descobertas sugerem que o álcool é um analgésico eficaz, e que oferece reduções clinicamente relevantes na avaliação da intensidade da dor, o que poderia explicar o uso indevido de álcool naqueles com dor persistente, apesar das suas potenciais consequências para a saúde a longo prazo. Pesquisas adicionais são necessárias para corroborar esses achados para estados clínicos de dor.


Foto de Jota Junior
16:57

W1siziisijiwmtcvmduvmdevetcxdm5pmxizxze4mje2ntmyxzewmtu1ndc0ntqzmzgznjqxxzcznjm4mtmxmzqznze4nze5ntdfby5qcgcixsxbinailcjlbmnvzguilcjqcgcilcitcxvhbgl0esa4mcjdlfsiccisinrodw1iiiwinziwedqwmfx1mdazzsjdxq?sha=fdc7aafb4711d4d3

O piripiriense Jorge Mello foi um dos maiores parceiros musicais de Antônio Carlos Belchior, que faleceo ontem, 30/04, no Rio Grande do Sul. Na internet Jorge Mello presta homenagem ao amigo:

É difícil por um ponto final numa história bonita. Confesso, não fui preparado para terminar essa história linda que minha vida escreveu e que vivi ao lado de meu amigo/parceiro/sócio Belchior. Uma parceria que comecou nos tempos da universidade. A saudade é grande. Infinitamente grande. E a cultura, a arte, a poesia, a literatura, a pintura, o desenho, a música e os amigos e fãs, tiveram hoje um prejuízo irrecuperável. Não temos mais o Belchior entre nós. Há um grande vazio em mim...


Entretenimento

Secretária da Educação e presidente da APPM discutem pacto pela educação no PI

A secretária Rejane Dias colocou a Seduc à disposição dos municípios

Comentários ()
Foto de Jota Junior
Fonte: cidadeverde.com
20:56

W1siziisijiwmtcvmdmvmjcvcho0mwc3nw4xxzc5odq4zmiwyta4mwzjyjjiytnlzmjkmtu1ngrjn2nklmpwzyjdlfsiccisimvuy29kzsisimpwzyisii1xdwfsaxr5idgwil0swyjwiiwidgh1bwiilci3mjb4ndawxhuwmdnlil1d?sha=e751e7911cb9c542

Dando continuidade às articulações em prol da efetivação de um pacto pela qualidade do ensino fundamental público, a secretária de estado da Educação, Rejane Dias, esteve reunida com o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Gil Carlos, na manhã desta segunda-feira (27), a fim de debaterem sobre o assunto. Além da Seduc, a APPM já vem se articulando com o Governo do Estado, parlamentares e a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (UNDIME) sobre o movimento.

O presidente da APPM está empenhado em discutir os problemas inerentes à educação pública, principalmente do que é constitucionalmente responsabilidade dos municípios, que é a Educação Infantil e o ensino fundamental.

“Queremos debater e implementar ações, programas e atitudes para vencermos o grande desafio de elevar a qualidade da educação básica em nossos municípios. Venho propondo um pacto e uma força tarefa pelo ensino fundamental, que seja coordenado pela APPM, Seduc e a UNDIME", destaca.

A secretária Rejane Dias colocou a Seduc à disposição dos municípios, demonstrando o compromisso de toda equipe do Governo do Piauí na questão da alfabetização na idade certa, entre outras áreas. “Ficou acertado neste encontro com o presidente da APPM que os técnicos da Seduc e da Undime-PI vão traçar uma proposta para intensificar o trabalho feito pelo  Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, com foco na proficiência em língua portuguesa e matemática, seremos parceiros dos municípios em mais essa iniciativa”, conclui.


Da Redação
redacao@cidadeverde.com


Entretenimento

III Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC

A formação do PNAIC tem demonstrado ser de fundamental importância para os educadores

Comentários ()
Foto de Jota Junior
22:02

W1siziisijiwmtcvmdmvmtmvotzoc2p2z2t5ml9mb21hx28xmc5qcgcixsxbinailcjlbmnvzguilcjqcgcilcitcxvhbgl0esa4mcjdlfsiccisinrodw1iiiwinziwedqwmfx1mdazzsjdxq?sha=561621ef4622fd1b

Secretaria Municipal de Educação de Piripiri promove a III Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC

Garantir o direito à alfabetização plena para todas as crianças até oito anos de idade: esse é o desafio do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, compromisso assumido pelo Governo Federal, Distrito Federal, estados e municípios.

De 04 a 08 deste mês, a Secretaria Municipal de Educação de Piripiri promoveu a III Formação para professores alfabetizadores. Os encontros foram realizados no Centro Educativo Municipal Irmã Ângela, das 7h às 13h.

É essencial que os professores tenham essa formação, algo que deva acompanhar o educador ao longo da sua jornada docente. O encontro aprofundou temas e assuntos relevantes e pertinentes para a alfabetização, tendo como objetivo incentivar a melhoria da prática do professor, tornando-o um mediador mais próximo do aluno.

A formação do PNAIC tem demonstrado ser de fundamental importância para os educadores, pois a partir da reflexibilidade tem facilitado as trocas de experiências entre os participantes com o objetivo de tornar as aulas mais atrativas, criativas, fazendo assim a diferença nas salas de aula.

Forma momentos de muitas trocas de experiências, leituras, discussões e desafios. Reconhecemos o desempenho, a educação, o comprometimento e a responsabilidade com que os alfabetizadores, a equipe do PNAIC e a SEME assumiram a formação continuada. Os grupos de professores estão de parabéns pela excelente participação nos encontros, comenta a coordenadora local do PNAIC, professora Elândia.


Entretenimento

Castro confirma aliança com o PT e secretários tomam posse segunda

Marcelo Castro afirmou que PMDB e PT devem seguir unidos nas eleições de 2018

Comentários ()
Foto de Jota Junior
22:26

W1siziisijiwmtcvmdmvmdmvnxkxchpsd3fimv9hntjiyza3yv9mmdy4xzqxntlfymmwy18xzgvinzgyy2nizjiuanbnil0swyjwiiwizw5jb2rliiwianbniiwilxf1ywxpdhkgodaixsxbinailcj0ahvtyiisijcymhg0mdbcdtawm2uixv0?sha=3f215dbe75c20795

Nesta sexta-feira (03), o deputado federal Marcelo Castro esteve no Jornal Agora e confirmou que o PMDB fará parte do governo Wellington Dias, em uma aliança administrativa e política. O parlamentar ainda destacou que a aliança será mantida nas eleições de 2018. 

Marcelo Castro afirmou que os nomes indicados pelo PMDB devem tomar posse em solenidade na próxima segunda-feira (06). Os deputados estaduais José Santana e Pablo irão assumir a Secretaria Estadual de Assistência Social (Sasc) e a Fundação Hospitalar, respectivamente. Já o PCPR será gerido por Leonardo Sobral e o Departamento de Estradas e Rodagens ficará a cargo de Castro Neto. 

Segundo Marcelo Castro, a participação do PMDB no governo Wellington Dias é fruto de uma decisão conjunta do partido e de muito dialogo com o governador.

"Confirmo, como não poderia não confirmar. A gente vem conversando com o governador Wellington Dias já há algum tempo e ele fez esse convite ao PMDB, depois vieram as eleições municipais, após as eleições nós voltamos a dialogar novamente e a gente vem nessas tratativas, nesses entendimentos, até que finalmente agora nós chegamos denominador comum, em uma decisão conjunta do partido, e segunda-feira está marcada a posse dessas pessoas que irão participar do governo Wellington Dias”, afirmou. 

Castro, que é presidente estadual do PMDB, reafirmou que a aliança entre PMDB deve ser estendida à disputa eleitoral de 2018, com o partido indicando um candidato a vice-governador na chapa de Wellington Dias, que seria o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themistocles Filho. 

"Eu entendo que uma vez que o partido tomasse essa decisão de participar do governo Wellington Dias, ficaria muito difícil de o PMDB voltar atrás. Essa é uma decisão da mais alta responsabilidade, visando o futuro do nosso partido e do nosso estado. É um ato sensato, pensado, medido, pesado e contado.Nossa decisão é participar do governo Wellington Dias e participar da campanha para reelege-lo em 2018. Evidentemente, que um partido da dimensão do PMDB, da história e da força política do PMDB, deverá ter uma vaga na chapa majoritária e o nome do deputado Themistocles é um nome que tem sido lembrado por todos como vice-governador, mas esse não é um ponto fechado”, disse Marcelo Castro. 

Com os partidos em lados opostos na conjuntura nacional, Marcelo Castro ainda falou sobre a possibilidade de a aliança no Piauí ser vetada pela executiva nacional do PMDB.

"O PMDB nacional pode tudo, agora não tem essa tradição. Nunca fez isso, sempre respeitou as realidades estaduais", disse. 


Entretenimento

Jovem Vitor VK desponta como sucesso Funk em São Paulo

Vitor Fontenele é filho do brasileirense Almir Fontenele

Comentários ()
Foto de Jota Junior
Fonte: brasileiracity.com.br
11:26

W1siziisijiwmtcvmdivmtqvnwq0y256cdf2x2nvbnrlbnrfdml0b3jfdmsuanbnil0swyjwiiwizw5jb2rliiwianbniiwilxf1ywxpdhkgodaixsxbinailcj0ahvtyiisijcymhg0mdbcdtawm2uixv0?sha=9adfe96986284b31

O paulista Vitor VK (foto), de apenas 18 anos desponta com sucesso no sudeste do País com um hit funk que está ganhando espaço nas emissoras do Brasil "O Sol de Pôs". O jovem cantor que é sucesso na internet com mais de duzentas mil visualizações na sua música de trabalho é uma das promessas do mundo funk, com suas composições suaves e ritmadas e com grandes parcerias da musica funk.

"Vitor VK canta desde os nove anos de idade e sempre apoiamos sua escolha que nos deixa orgulhosos com seu desempenho e estamos fazendo uma ampla divulgação deste belo trabalho musical", pois não temos fronteiras para a música, hoje em dia o Brasil está bastante eclético neste quesito e apostamos no trabalho de Vitor VK", disse Almir Fontenele pai de Vítor.

 

Almir Fontenele, pai de Vítor atualmente mora em São Paulo, mas é Nordestino, Piauiense, nasceu em Brasileira e já trabalhou como radialista em emissoras no norte do Estado. "Vitor VK nasceu em São Paulo, mas corre nas veias o sangue nordestino", complementou o pai que monitora a carreira do filho. Vitor VK faz parte do casting de uma das grandes produtoras musicas de São Paulo a GR6 Explode.


Entretenimento

Neymar se irrita com vazamento de noivado e procura culpado

Uma pessoa próxima ao craque revelou que ele comprou um anel de noivado em janeiro e desejava pedir a namorada em casamento.

Comentários ()
Foto de Jota Junior
Fonte: Famosidades
19:10

W1siziisijiwmtcvmdivmdqvmm5megt5cww5af9lmgyymmzinmi3y2e0nzmyzdjkzdrknmrlndkyowmxms5qcgcixsxbinailcjlbmnvzguilcjqcgcilcitcxvhbgl0esa4mcjdlfsiccisinrodw1iiiwinziwedqwmfx1mdazzsjdxq?sha=73b8ab6f5b93cc15

Neymar ficou nervoso com o vazamento da informação de que estava prestes a pedir Bruna Marquezine em noivado, no próximo domingo (5), no dia de seu aniversário. O jogador começou a investigar o responsável por divulgar informações à imprensa.

O atleta tinha planejado comemorar a data com uma festa discreta em Barcelona, na Espanha. A decisão, inclusive, de ter um evento pequeno foi de Marquezine, segundo a coluna do jornalista Ricardo Feltrin.

Uma pessoa próxima ao craque revelou que ele comprou um anel de noivado em janeiro e desejava pedir a namorada em casamento. Os dois estão temporariamente morando juntos no país e o rapaz já trata a atriz como “minha mulher” nas redes sociais.

Por causa da divulgação, Neymar estaria refazendo os planos e cogitando uma nova data para pedir a famosa em noivado.

Fonte: Famosidades 


Entretenimento

Oscar divulga nomes dos apresentadores da cerimônia

DiCaprio venceu o seu primeiro prêmio em 2016 como Melhor Ator por O Regresso

Comentários ()
Foto de Jota Junior
Fonte: Correio Braziliense
21:36

W1siziisijiwmtcvmdivmdevow1pb2lodho0nf9jm2u0odk3mmyxm2y3yme5nda2otzkztlkztlmntiwzc5qcgcixsxbinailcjlbmnvzguilcjqcgcilcitcxvhbgl0esa4mcjdlfsiccisinrodw1iiiwinziwedqwmfx1mdazzsjdxq?sha=2dfe6a15cd1dd21c

Leonardo DiCaprio, Brie Larson, Mark Rylance e Alicia Vikander foram escolhidos para anunciar os nomeados da 89ª edição do Oscar, segundo anunciaram os produtores Michael De Luca e Jennifer Todd. Os atores retornam à premiação depois de vencer no ano passado em suas respectivas categorias e se juntam a Jennifer Hudson, Jason Reitman, Ken Watanabe e Emmanuel "Chivo" Lubezki, já anunciados anteriormente. 

DiCaprio venceu o seu primeiro prêmio em 2016 como Melhor Ator por O Regresso, enquanto a atuação de Larson em O quarto de Jack rendeu a estatueta de Melhor Atriz. Nas categorias de Melhor Ator e Melhor Atriz Coadjuvante, Rylance foi premiado por Ponte dos espiões e Vikander por A garota dinamarquesa. 

A cerimônia do Oscar 2017 ocorre no dia 26 de fevereiro, em Los Angeles, e conta com o apresentador Jimmy Kimmel. O musical La La Land: Cantando Estações é o favorito entre os indicados e concorre em 14 categorias, com os filmes Moonlight: Sob a Luz do Luar, Até o último homem, Manchester à Beira-Mar, Lion - Uma jornada para Casa, A chegada, Fences, A qualquer custo e Estrelas Além do Tempo.

Fonte: Correio Braziliense