De Tudo Um Pouco

Bila Cavalcante é jornalista etc etc
Foto de Jota Junior
Fonte: Wikipedia
01:14

W1siziisijiwmtcvmdgvmdgvnml4ogppmmcxcf9wawtpbmdzlmpwzyjdlfsiccisimvuy29kzsisimpwzyisii1xdwfsaxr5idgwil0swyjwiiwidgh1bwiilci3mjb4ndawxhuwmdnlil1d?sha=f42babbdf6873d84

Período de férias é ótimo porque podemos botar a leitura de milhares de livros em dia e passar horas e mais horas em frente da televisão, colocando todas aquelas séries em dia. E quando todas as séries são postadas em dia e ainda resta férias (e alguns livros), pedimos indicações e nessas indicações, temos surpresas.

Numa dessas indicações, me deparei com Vikings. Série ótima de assistir, que contém muitas cenas de violências, não posso negar, mas nos mostra um pouco do que foi essa civilização que viveu muitos, muitos, muitos anos atrás, mas que ainda hoje nos intriga.

Por conta disso, as próximas colunas serão contando um pouco sobre essa surpresa danada de boa que tive nessas férias.

Vikings é uma série de televisão irlando-canadense um drama histórico escrito e criado por Michael Hirst para o canal de televisão History. Estreou em 3 de março de 2013 nos Estados Unidos e no Canadá.

Filmado na Irlanda, Vikings teve como inspiração as histórias envolvendo o célebre viking Ragnar Lothbrok, um dos mais conhecidos heróis nórdicos, célebre em sua época pelas suas incursões na França e na Inglaterra. A série retrata Ragnar como um agricultorescandinavo responsável por idealizar as incursões pioneiras à Inglaterra, e eventualmente tornando-se Rei da Dinamarca. Ragnar tem o auxílio de seus companheiros guerreiros, o seu irmão Rollo, o seu filho Björn Ironside e as suas esposas, a escudeiraLagertha e a princesa Aslaug.

Em 5 de abril de 2013 o History renovou a série para uma segunda temporada de dez episódios que estreou em 27 de fevereiro de 2014. Em 25 de março de 2014, também renovou para uma terceira temporada de dez episódios. Em 25 de março de 2015, o History renova a série para uma quarta temporada. Em 17 de março de 2016, a série é renovada para a quinta temporada com 20 episódios.

 Enredo

A série teve como inspiração as narrativas acerca das incursões saqueatórias, comerciais e exploratórias dos nórdicos da Escandinávia da Alta Idade Média. Ela aborda especificamente os feitos do lendário chefe tribal viking Ragnar Lothbrok e de sua tripulação e família, tais como narrados por sagas do século XIII como a Ragnars saga Loðbrókar e a Ragnarssona þáttr, assim como na obra Gesta Danorum, de Saxão Gramático, do século XII. As sagas lendárias nórdicas eram narrativas parcialmente fictícias baseadas na tradição oral escandinava, que foram escritas cerca de 200 a 400 anos após os eventos que elas descrevem. Entre outras inspirações utilizadas para a série estão fontes históricas do período, como os registros do saque viking feito a Lindisfarne, mostrado no segundo episódio da primeira temporada, ou o relato feito no século X pelo autor árabe Ahmad ibn Fadlan dos vikings do Volga. A série passa-se no início da Era Viking, que teve com um dos seus marcos justamente o saque a Lindisfarne, em 793 D.C.
 


Comentários